Marcadores

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Potencializando as hidratações capilares

Dicas Preciosas 

OLLLLLLAAAA!!!!

Quero começar hoje, como prometido, falando do que eu uso para potencializar as minhas hidratações caseiras no cronograma capilar.

Mesmo que você não segue uma ordem na hidratação dos fios vale da aquela ajuda para as madeixas, por isso selecionei o que faço de acordo com cada etapa.

Então ai vai umas dicas:

FASE 1 - HIDRATAÇÃO

Como já dito nessa fase seu cabelo vai receber hidratação hídrica, ou seja, reposição de água. Assim vale a pena você utilizar máscara que contenham: pantenol, bepantol, silicones, glicerina (glicerin, glicol), vitaminas, complexos de frutas e ervas (tudo q tiver nome de planta acompanhado da palavra Extract), Alcools modificado (Cetyl Alcohol), Mel e açúcares.

O jeito é ler no rótulo mesmo genteeee, embora venha escrito cada fase dessas na descrição do creme, nem sempre contem de fato os nutrientes propícios.

O que eu uso para potencializar a hidratação é Bepantol Derma (liquido para quem não sabe), Glicerina, Açúcar ou mel na sua mistura e passar normalmente no cabelo. Vale também usar ampolas com os princípios ativos.

Eu costumo utilizar um desses ingredientes em cada hidratação que vou fazer.


1- BEPANTOL DERMA = Ele repara danos químicos e fortalece a raiz do cabelo.

 Compra-se na farmácia mesmo pelo valor de aproximadamente R$ 20,00 e rende umas 10 a 15 hidratações, pois cada vez você adiciona uma colher de chá. na máscara ( sem batizá-la é claro)

Dica de ouro: Gente eu também utilizo ele no cabelo da seguinte forma: em um vidrinho misturo metade dele e metade de queratina liquida e quando vou fazer escovinha borrifo um pouquinho em cada mexa. Isso equivale a cauterização que a gente faz no salão e paga caroooo.

2- GLICERINA = 

 Também comprei na farmácia e foi mais ou menos R$ 3,00 e olha tenho que falar que quando uso meu cabelos ficam tão macio tão, tão, tão que eu todo hora pego..kkkk

A glicerina vegetal tem ação hidratante, emoliente, lubrificante e umectante, é dizer, ela atrai a água pra pele e pro cabelo, sendo que na primeira ela garante maciez e ajuda a restaurar a elasticidade, e no segundo ela hidrata, deixando os fios sedosos.

É importante dizer que a glicerina é higroscópica, ou seja, ela absorve a água do ar, e justamente por isso ela não deve ser usada sem dissolver em água. Sem dissolver, ela causa ressecamento, pois ela vai absorver a água da pele e do cabelo, já quando é diluída em água, ela suaviza e hidrata. Ou seja, glicerina deve ser dissolvida em água!


Também não se deve usar touca térmica quando utilizar a glicerina no cabelo pelo mesmo motivo acima. (evapora)

3- AÇÚCAR OU MEL = 


Já o açúcar funciona como esfoliante dos fios, ele retira impurezas e traz emoliência aos cabelos, é mais indicado para quem quer um efeito natural, ondulado, ou cacheado nos cabelos.


FASE 2 - NUTRIÇÃO

Para Nutrição principais componentes são óleos e manteigas como manteiga de karite, manteiga de abacate, cacau, cupuaçu, macadâmia, tutano e vários nomes + Butter, Óleo de coco, Óleo de Oliva, Óleo de argan, Óleo de mamona/rícino, semente de uva, vários com nome + Oil.

Nessa fase eu costumo fazer a umectação: passar óleos vegetais (puros) no cabelo existem vários, azeite de oliva, eu uso óleo de coco. Um dia antes, com cabelos sujos, passo e durmo com o óleo na cabeça e uma touca, no dia seguinte lavo e faço a nutrição com máscaras e ampolas que contenham os ativos acima.

FASE 3 - RECONSTRUÇÃO


Para Reconstrução principais componentes são queratina, colágeno, proteínas (leite, soja), creatina, aminoácidos, cisteína, serina, prolina, argilina e colágeno.

Essa etapa eu costumo fazer a cauterização caseira, já descrita acima (Bepantol + queratina)

Podemos potencializar, caso a máscara não tenha colágeno e queratina na fórmula, adicionamos ampolas 
.


Aqui está um exemplo da ordem que cada cabelo precisa de acordo com o tipo do fio se ajudar ...... comece a fazer.


Como lavar? Como fazer?
Você irá lavar os cabelos normalmente com o shampoo escolhido, lave a cabeça duas vezes pra ficar bem limpinho, então aplicar a máscara que está no seu dia no cronograma, aguardar o tempo indicado nas instruções ou 20 / 30 min, enxágue todo o excesso de máscara do cabelo, finalize com condicionador *, enxágue novamente o excesso. Se caso for fazer escova e prancha passe produtos termos ativados pra proteger os cabelos, manter a hidratação e continuarem lindos e sedosos.

Sei que esta se perguntando para que vou finalizar com condicionador se meu cabelo estava lotado de creme?
Porque o shampoo abre as cutículas dos cabelos para limpeza, por isso precisa lavar o cabelo antes de fazer qualquer tipo de hidratação, nutrição ou restauração, senão é a mesma coisa de passar água já que a cutícula está fechada não absorverá e irá tudo embora ralo abaixo, talvez seja por isso que tal creme não prestava.  Com as cutículas do cabelos abertas jogamos o tratamento, ele tem a função de hidratar, nutrir ou reconstruir, mais não tem o poder de fechar as cutículas, por isso vamos ao nosso amigo condicionador que não serve só para desembaraçar o cabelo, ele é um grande aliado para fechar as cutículas e manter a nossa hidratação dentro dos fios. Então nunca em hipótese alguma esqueça dele.

UFFAAA! 
Sei que é muita coisa, mas espero ter te ajudado com algo e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz sempre!