MISSÔ
OLLAAAAAAAA!!!!!
HOJE VIM FALAR SOBRE ESSE TAL DE MISSÔ QUE ESTÁ VIRANDO FEBRE ENTRE AS PESSOAS QUE BUSCAM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
MAS O QUE É ISSO?????????
Recentemente a nutricionista me recomendou fazer uso desse ingredientes em minhas sopas e saladas,como substituto de molhos, sal, temperos, pois suas calorias são muito baixas.
Então vamos lá:
1- Primeiro item:
Só pelo nome da pra ver que se trata de algo japonês, isso mesmo, não é tipicamente só de lá, mas é a população que mais usa, inclusive é um nome de um prato que vocês devem ter visto em filmes, uma sopa aguada esquisita (missoshiru) ...kkkkkkk
2- O que é:
É uma pasta fermentada feita a partir dos grãos de arroz, de soja, sal e cevada. (Nossaaaa tem sal!). Por isso mesmo ele substitui temperos na hora do cozimento.
Tem sua forma parecida com a de uma pasta de amendoim, inclusive possui coloração clara (mais leve no sabor) e escura (mais forte, picante).
3- Para que serve:
Ele é muito usado na culinária para base de molhos de saladas, temperar sopas e caldos e embasar receitas salgadas, pois suas propriedades salinas são quase que 99% naturais, ou seja, sem conservantes e refinamento dos nutrientes.
4- Seu valor nutricional:
Ele possui alto teor de proteínas, vitaminas e bactérias do bem que protegem a flora intestinal e auxiliam na digestão.
O seu sabor marcante e bem delicioso se deve da concentração da substância chamada umani. ( isso dá outro post, mas para encurtar é conhecido como quinto elemento de sabor: salgado, doce, azedo, amargo e umani.)
5- Benefícios:
Os nutrientes encontrados no missô incluem vitamina B2, vitamina E, vitamina K, cálcio, ferro, potássio, colina e lecitina.
- Rico em fibras dietéticas e fornece uma grande quantidade de proteína.
– Reduz os níveis do colesterol LDL (mau colesterol) do corpo.
– Aumenta as concentrações de bactérias benéficas no trato digestivo. Estes organismos probióticos não só ajudam na digestão, mas também desempenham um papel importante na manutenção e fortalecimento do sistema imunológico.
– Missô também é particularmente rico em antioxidantes, que eliminam os radicais livres do corpo.
6- Receitas:
* yakissoba
* molho de saladas
* sopas e caldos
* pasta de patês variados
* preparação e fermentação de queijos (muito útil para quem tem intolerância a lactose).
*etc
Mas atentos a uma observação:
O missô não pode ser posto a cozimento, pois perderá suas propriedades (não o gosto), uma vez que tem lactobacilos, por isso em pratos quentes o recomendável é que ao terminar a receita espere alguns minutos e só então acrescente o ingrediente dissolvendo-o no prato desejado.
Caso a receita vá ao fogo o sabor será o mesmo só os benefícios que mudaram de foco.
Com isso boas receitas e degustações desse novo ingrediente da culinária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Feliz sempre!